quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O rango - Chile

Essencial, fundamental. Durante a trip, ficamos especialistas em devorar a típica, tradicionalíssima, deliciosa massa com salsicha. Comemoas à andia, à Mendoza, à portenha, à montevideana. Foi o rango número um do mochilão. Bom (será?), bonito e (muito) barato! Na verdade, essa iguaria é típica da casa de adolescente que mora sozinho. Pensando em dar ao nosso paladar experiências similares a dos nossos olhos, tentamos provar os quitutes de cada local que passamos. Vamos aos principais. Inclua-os em sua lista.
Chile
>> Batata com peixe: é o arroz com feijão do Chile. Não cheguei a provar porque devoro isso normalmente em casa.
>> Salmão: vale a pena comprar no Mercado Central, dizem que sai barato. Infelizmente não provei. :(
>> Centúria gigante: é o pai dos carangueijos. Alimenta de dois a três pessoas. Este carangueijo gigante tem seu equivalente no preço, algo em torno dos R$ 100,00. Por motivos monetários não provei desta iguaria.
>> Empanada (foto): é um tipo de esfirra que pode ter queijo, frango ao catupiry. A tradicional é com piña, uma carne cozida com cebola. Custa em média $ 500,00 ou R$ 2,00.
>> Cerveza Cristal: patrocinadora oficial do Colo-Colo, o Corinthians do Chile, dizem que é encorpada. Não provei desta iguaria.
>> Guacamole: feito de abacate, esta pasta costuma beijar os pães e até os cachorros-quentes. A dos chilenos é menos apimentada que a dos mexicanos. Não curto abacate, portanto não comi guacamole.
>> Pisco: cachaça bagaceira feita no Chile. Não consumo bebidas de segunda linha.
>> Coca-Cola: servida com menos gás e morna.
>> Cachorro-quente completo: vem com muito tomate picado e os condimentos em cima da salsicha. Um hot-dog normal.
>> Chacarero: é um hamburguer criado a tode, não preensado. Vem com frios e salada.
>> Vinho: especialidade do Chile, em especial da região de Santiago. Santa Tereza, Gato Negro, Carta Vieja, Casillero del Diablo e por aí vai. A uva Cabertnet Suavignon é a marca da região.
>> Pão: de tudo quanto é tipo e cor, acompanha as comidas no almoço e jantar.

3 comentários:

  1. Salmão é maravilhoso!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Amigo você é um idiota! Pisco segunda linha????? Só podia ser um trouxa de um gremista Gay

    ResponderExcluir